PRESS RELEASES

16/1/2014

MONSANTO APRESENTA PROGRAMA AGRICULTORES ACOMPANHADOS, INICIATIVA DA ÁREA DE PROTEÇÃO DE CULTIVOS, NO SHOWTEC 2014

Iniciativa proporciona o acompanhamento técnico e individual, oferecendo recomendações de manejo de plantas daninhas adequadas à realidade dos agricultores, como parte fundamental do Sistema Roundup Ready Plus

Para levar ao agricultor as boas práticas agronômicas e o correto manejo de plantas daninhas, a Monsanto lançou o Sistema Roundup Ready Plus, que será um dos destaques da empresa no Showtec 2014, que acontece de 22 a 24 de janeiro, em Maracaju (MS).

Trata-se de um sistema de manejo de plantas daninhas que combina a utilização de herbicidas, associado às boas práticas agrícolas, contribuindo para que o agricultor tenha um melhor controle de plantas invasoras.

Por meio do Programa de Agricultores Acompanhados, a Monsanto acompanha e dá suporte a produtores de todo o país. São realizadas visitas técnicas durante o ciclo da cultura, para identificar o sistema produtivo utilizado e recomendar o manejo de plantas daninhas adequado para a realidade da área, por meio da adoção de boas práticas, associadas à utilização de herbicidas levando-se em consideração a região do produtor, o sistema agronômico utilizado e a planta daninha alvo, buscando o melhor custo-beneficio.

Durante o Showtec, aplicativos desenvolvidos pela Monsanto farão a simulação de custo e análise de risco para os produtores, com resultados que indicam a importância da recomendação tecnicamente correta. O Sistema Roundup Ready Plus, considera as culturas de verão, de inverno ou as coberturas utilizadas no sistema de rotação, o conhecimento do ciclo e da biologia das plantas daninhas alvo, as tecnologias disponíveis, as práticas culturais e as opções de herbicidas mais sustentáveis, atuando de maneira preventiva e/ou corretiva, no controle de populações resistentes.

“O  manejo de plantas daninhas precisa ser encarado de forma ampla, considerando as culturas e coberturas que entrarão no sistema agrícola do produtor. O objetivo do Sistema RRPlus é oferecer a melhor recomendação técnica agronômica, buscando sempre a longevidade da tecnologia de nossas sementes e de todos os benefícios que ela oferece”, explica Georgia Palermo, gerente de Estratégia de Proteção de Cultivos da Monsanto.

Ações contribuem na redução do risco de seleção de populações  resistentes  

O manejo de plantas daninhas em uma propriedade deve ser de longo prazo, por meio de um sistema integrado de produção que envolva métodos culturais, químicos, e não químicos. Portanto, é necessário trabalhar com as boas praticas agricolas, como rotação de cultura e de principios ativos, visando evitar a seleção de populações  resistentes.  

As principais recomendações são:

  • Evitar deixar áreas em pousio: 70% a 80% das sementes de plantas daninhas que infestarão a próxima cultura de verão são produzidas durante o pousio de outono.
  • Implantar culturas de inverno que permitam utilizar herbicidas com diferentes modos de ação.
  • Implantar culturas de cobertura visando a produção de palhada. Solo com boa cobertura vegetal não deixa espaço para as plantas daninhas.
  • Caso a área fique em pousio, realizar manejo de pós-colheita, evitando a produção de sementes das plantas daninhas presentes na área.
  • Rotacionar culturas e herbicidas, principalmente em áreas onde há risco de seleção  ou já exista a presença de algum biótipo resistente.
  • Utilizar sempre a dose recomendada no rótulo dos herbicidas.
  • Para culturas RR, realizar corretamente dessecação pré-plantio e iniciar a cultura no limpo.
  • Seguir as recomendações de bula e as boas práticas agrícolas.  

Indicações para áreas com infestações de biotipos resistentes a herbicidas.  

Por meio do Sistema Roundup Ready Plus, a Monsanto recomenda aos produtores:  

  • Utilização correta dos herbicidas  
    • Trabalhar com as doses recomendas em bula;
    • Evitar o uso contínuo de produtos com o mesmo mecanismo de ação;
    • Rotação de herbicidas com mecanismos de ação diferenciados;  
  • Utilização de rotação de culturas
  • Monitoramento de plantas daninhas
    • Monitoramento após aplicação dos herbicidas
    • Monitorar manchas de plantas daninhas com padrão diferente após as aplicações;
    • Eliminar focos iniciais de resistência, evitando produção de sementes;  
  • Utilizar as boas praticas agrícolas, químicas e não químicas com o objetivo de aumentar a capacidade competitiva da cultura, por meio de um rápido estabelecimento e desenvolvimento;
  • Utilizar equipamentos e maquinários limpos, realizar o controle de bordaduras e utilizar sementes certificadas, evitando a disseminação de plantas daninhas.    

Sobre a Monsanto

Presente há 50 anos no Brasil, a Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica. Pioneira no desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.500 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.  

A Monsanto faturou R$ 3,4 bilhões no Brasil em 2012 produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (tecnologia Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis.


MAIS INFORMAÇÕES



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Agência Ideal - Assessoria de Imprensa da Monsanto do Brasil


Camila Gonzaga
camila.gonzaga.ideal@monsanto.com
(11) 99242-8407 / (11) 3383-8751

Francine Lopes
francine.lopes@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7988 / (11) 98726-0029